Festival HANG in AZORES em Santa Maria

Texto: Laurinda Sousa

hang_02À primeira vista parece um óvni mas é na verdade um instrumento musical. De qualquer modo o hang tem algo a ver com o espaço, com o infinito, o som que produz é mágico, quase hipnótico. Pelo menos foi assim que o senti.

A primeira vez que vi e ouvi tal instrumento foi em São Miguel, uma actuação de Maria Margarita, belga de nascimento e  açoriana de coração. E foi esta artista que cruzando a paixão pelo Hang com a paixão por estas ilhas iniciou o Festival “Hang Azores”  que depois do Pico e Terceira chega este ano a Santa Maria, numa parceria com a Câmara Municipal e a Associação Escravos da Cadeínha.

Para esta edição a decorrer na Baía de Anjos, entre 3 e 6 de Setembro de 2015, são esperados cerca de 50 participantes de diferentes nacionalidades, destacando-se nomes como Kabeção Rodrigues, Mayuko Taki Man e Florian Betz, entre outros.

Segundo Maria Margarita o objectivo do Hang In Azores, é “proporcionar o encontro de pessoas de todo o mundo, que gostam do Hang, Handpan e da natureza, que se juntam para tocar, aprender e partilhar técnicas”.

Para além das actuações e jam sessions previstas no recinto do festival, estão a ser ponderadas actuações em outros locais “mágicos” da ilha, e do programa do festival fazem  parte vários workshops que vão do yoga à meditação passando pela dança contacto improvisação.

Para quem queria apenas assistir ao festival a entrada é gratuita e a participação nos workshops tem um custo de 15€./dia. Este ano, e para quem tenha vontade de adquirir um destes instrumentos mágicos, vão estar presentes dois fabricantes de Handpan.

O programa do Festival está disponível em:
http://hangdream.wix.com/hanginazoresfestival

Hang In Azores

O que é o Hang
É um instrumento musical em que o som é provocado pela vibração criado por Félix Rohner e Sabina Schärer em Berna, Suíça, em 2000. O instrumento é construído a partir de duas meia-conchas de chapas de aço nitretadas coladas juntas pelas bordos, deixando o interior oco e criando o formato de um óvni.

Comments are closed