Central Pub – Meio século de vida outros tanto de história…

Texto: Laurinda Sousa

Central Pub - Santa Maria - AçoresDo cientista Jacques Cousteau ao ex-presidente da República Jorge Sampaio, são já muitas as personalidades que já passaram pelo Central Pub, um dos espaços mais emblemáticos de Santa Maria.  As muitas fotos emolduradas nas paredes com figuras públicas de vários quadrantes atestam que esta é uma casa de prestígio e paragem obrigatória para quem visita a ilha.

Central-Pub-0

Localizado estrategicamente bem no centro de Vila do Porto, este pub/bar/restaurante, outrora também residencial, faz lembrar os pubs ingleses pela construção em madeira, decoração e iluminação. O ambiente é acolhedor, familiar e simpático.

Por entre gerações da mesma família, este ano o Central Pub comemora 50 anos de existência, mas na sua primeira versão o estabelecimento abriu portas em 1947 e na altura era apenas frequentado pelos americanos que se encontravam na ilha devido ao Aeroporto.

Central

Marco importante na história recente da ilha, este pub é também um dos casos de maior sucesso na área da restauração mariense. Com uma ementa essencialmente americana este é o único sitio que serve refeições até tarde. Mas o grande segredo do sucesso desta casa está mesmo é na afamada “pizza do central”, melhor dizendo no molho da pizza cuja mistura de ingredientes é o sigilo mais bem guardado da família.

Ponto de paragem incontornável para quem visita Santa Maria, o Central Pub, onde de quando em vez se proporcionam actuações ao vivo, é um daqueles espaços emblemáticos que fica na memoria de quem por lá passa.

Central Pub - Santa Maria Açores

(texto publicado originalmente na Agenda Cultural Yuzin, edição de Julho 2015)

 

Comments are closed